A saúde infantil é uma das principais preocupações dos pais em garantir o bem-estar dos pequenos. Afinal, para que elas cresçam e se desenvolvam de forma adequada, alguns cuidados são essenciais na rotina das crianças.
Para que possa ter uma boa qualidade de vida, hábitos saudáveis são necessários, indo desde uma alimentação equilibrada, prática de exercícios e acompanhamento médico, tudo para garantir o crescimento e desenvolvimento dos jovens.
O dia 5 de agosto é considerado o Dia Nacional da Saúde e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável, por isso, aqui vão 5 dicas de cuidados para os pequenos:
Alimentação
Uma dieta adequada e equilibrada é essencial para o crescimento forte e saudável das crianças. A desnutrição traz risco de desenvolvimento de doenças, enquanto o excesso pode levar ao sobrepeso, com risco maior de adoecer e de desenvolver doenças crônicas como hipertensão e diabetes. Além disso, criar hábitos saudáveis nessa fase faz com que eles tenham maior probabilidade de serem mantidos ao longo da vida.
Um prato balanceado traz nutrientes fundamentais para manter a boa saúde dos pequenos e esse momento pode ainda ser prazeroso para as crianças, onde elas podem explorar as cores, texturas e sabores novos, sendo estimuladas pelos pais a provarem novos alimentos.
O Ministério da Saúde conta com o Guia Alimentar para a População Brasileira, instrumento que apoia e incentiva práticas alimentares saudáveis, reunindo um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que contribuem para a promoção da saúde.
Vacinação
Desempenhando um papel fundamental na prevenção e erradicação de doenças, a vacinação é essencial para a promoção da saúde infantil, desde os primeiros anos da criança, reduzindo as taxas de mortalidade e aumentando a expectativa de vida.
As vacinas são desenvolvidas para estimular o sistema imunológico de maneira segura e eficaz, preparando o corpo para combater futuras infecções. “Isso é especialmente importante na infância, quando o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento e as crianças são mais suscetíveis a complicações decorrentes de doenças infecciosas”, diz Brenda Raddatz de Oliveira, enfermeira da Gerência de Assistência e Saúde do SESC.
A vacinação ainda vai além dos benefícios individuais, pois não só protege as crianças vacinadas, como contribui para a imunidade de grupo, protegendo indiretamente aqueles que não podem ser vacinados, como bebês muito novos ou pessoas com condições de saúde que comprometem seu sistema imunológico e que possuem contraindicações às vacinas.
“A vacinação na infância é uma medida de saúde pública essencial”, Brenda aponta, “Garantir que todas as crianças recebam suas vacinas conforme o calendário vacinal recomendado é investir em um futuro mais saudável e próspero para todos”.
Atividades Físicas
Para estimular o desenvolvimento cognitivo, social e mental, o incentivo a brincadeiras e atividades físicas é essencial para a saúde infantil. A prática de exercícios ajuda a evitar o sedentarismo, melhoram a imunidade e contribuem para combater a obesidade e sobrepeso infantil.
A prática de esportes é uma ótima forma de incentivar as crianças a se mexerem, pois é uma forma da criança interagir com grupos da mesma, aprendendo sobre o esporte e o trabalho em equipe, enquanto se exercita.
Ainda é possível apresentar jogos, propor brincadeiras e atividades que a criança possa participar com a família, melhor ainda se elas forem feitas ao ar livre, garantindo espaço e liberdade para a recreação.
Higiene
Virus e bactérias podem ser encontrados em qualquer lugar e o contato com eles pode ser eminente, é por isso que um cuidado de higiene diário é essencial para se manter em dia a saúde infantil.
Lavar as mãos depois de brincar e antes de comer os alimentos é a base para evitar que germes entrem em nosso corpo, assim como banhos diários que eliminam os microrganismos causadores de doenças através da água e sabão, que conseguem neutralizar a maioria desses agentes infecciosos.
A higiene bucal também se faz essencial. A escovação no dia a dia deve ser estimulada desde o nascimento dos primeiros dentes da criança para prevenir cáries e outros problemas que impactam a saúde, junto com o uso do fio dental.
Cuidados Preventivos
Apesar de tomar todas essas medidas, algumas complicações ainda podem aparecer, por isso, o acompanhamento médico periódico e exames preventivos são necessários para identificar e combater doenças que possam surgir antes que elas se tornem um problema maior.
O acompanhamento de um profissional é essencial para verificar o funcionamento e desempenho do organismo, por isso, um check-up regular é tão importante, assim como a busca pelo médico sempre que se verificar algum sinal de enfermidade na criança.
Saúde com o Sesc
O Sesc estimula o cuidado com a saúde e incentiva ações preventivas e educativas, favorecendo o acesso ao diagnóstico precoce de doenças e oferecendo atendimento curativo em suas Unidades no Estado.
Contando com clínicas odontológicas, os Programas OdontoSesc, com circulação das carretas odontológicas pelo Estado, os Espaços Sesc Mais Saúde e as Unidade Sesc de Saúde Preventiva (USSP), o Sesc ainda possui os Restaurantes, Cafeterias e Lancherias com alimentação balanceada.