Aproveite o embalo do Dia do Desafio e faça com que os exercícios físicos fiquem na sua vida de forma permanente
O Dia do Desafio movimentou milhares de pessoas nesta semana. Somente no Rio Grande do Sul, as atividades on-line geraram mais de 800 mil visualizações nas redes sociais. A data, celebrada em todo Continente Americano na última quarta-feira de maio, propõe que as pessoas façam, pelo menos, 15 minutos de um exercício físico. O objetivo é incentivar a prática diária de exercícios, em prol de uma vida mais saudável.
Mas quando o Dia do Desafio acaba, é possível manter a constância e aderir a prática esportiva de forma definitiva na rotina?
Mobilizar para a vida
O poder de mobilização da data mostra que é possível sair da rotina por pelo menos um dia no ano, mas a motivação do Dia do Desafio vai além disso: “O DDD é o dia de motivar as pessoas a experimentarem um exercício físico. Todo ano, plantamos uma sementinha para colher bons frutos lá na frente, com a continuidade da prática”.
“Quem não faz exercícios físicos é impactado com ações que realizamos em todos os cantos. E quem já faz nos ajuda nessa corrente de mostrar o quão bem isso faz”, destaca Melissa Stoffel, coordenadora de Lazer do Sesc/RS, instituição promotora do DDD no Rio Grande do Sul.
Confira dicas de profissionais e faça com que o Dia do Desafio perpetue o ano todo e traga resultados a longo prazo.
1 – Encontre um exercício físico a para chamar de seu
O Dia do Desafio oferece um cardápio de modalidades para que as pessoas saiam do sedentarismo, mas é importante que você se identifique e siga aquilo que gosta de fazer.
A primeira dica é: encontre um exercício físico que você ama e logo ela vai se tornar uma parte de você mesmo.
A profissional de Educação Física e instrutora da Academia On-line Sesc Priscila Marchi explica: “Chega um dia que você se angustia quando não se exercita. Quando isso acontece, o exercício físico já faz parte da sua rotina!”
2 – Foque nos resultados reais
O exercício físico é um aliado poderoso da saúde: auxilia na perda de peso, reduz o risco de doenças cardiovasculares, melhora a qualidade do sono, fortalece ossos e articulações, aumenta a resistência muscular e ajuda a melhorar a imunidade.
Também dá um gás na produção de serotonina, o que promove sensação de bem-estar, diminui o estresse e pode ajudar em quadros de ansiedade e depressão.
Daí vem a segunda dica: não foque somente nos resultados do espelho. Tente lembrar como era a sua vida quando não se exercitava.
Observe a sua disposição e as mudanças reais que você teve, de forma geral. O fato de se sentir bem e saudável é motivo de comemoração.
3 – Tome cuidado com os “se”
Para inserir de vez o exercício físico na rotina, é preciso que ela se torne efetivamente uma parte da sua vida. Encontrar desculpas pode ser um empecilho.
A terceira dica, da profissional de Educação Física e instrutora da Academia On-line Sesc Daniela Figueira, é: “Fuja do ‘se’”.
“Identifique que isso faz parte do seu dia, não é ‘se’ sobrar tempo, ‘se’ sobrar dinheiro, ‘se’ sobrar disposição, ‘se’ eu conseguir comprar uma roupa adequada”, destaca.
Leia também…
4 – Não desista dos exercícios físicos
A quarta dica é: tente. Se der errado, tente outra vez!
Assim como outras coisas da vida, exercício físico tem a ver com gosto, afinidade e com a fase que você está passando.
Por isso, não force a barra: vale insistir correr na esteira se você sente prazer em fazer isso na rua? A musculação é a melhor opção se você desiste na segunda aula e gosta mesmo é de dançar? Já tentou trocar de modalidade?
Insista em você, no seu bem-estar e nos benefícios que uma vida saudável pode trazer. “Não tenha medo de mudar: faz parte do processo, até encontrar o que gosta”, destaca Priscila Marchi.
5 – Hidrate-se e cuide da alimentação
Não é novidade que alimentação equilibrada e exercício físico devem andar sempre juntos. Além disso, é fundamental se hidratar antes, durante e depois da prática.
A última dica vem da nutricionista do Sesc Juliette Carvalho: “a alimentação correta ajuda a evitar a fadiga, evita a perda de massa muscular, otimiza o período de recuperação, diminui o risco de lesões e dores no treino, além de garantir a reposição dos estoques de energia no corpo”.
Ela acrescenta que a alimentação é um fator fundamental para garantir um bom resultado, sem futuras complicações com a saúde.
Por isso, não esqueça:
– Tome bastante água, o ideal é estar sempre com uma garrafinha para lembrar;
– Cuide o que comer antes e depois dos exercícios físicos, para que os alimentos deem o suporte necessário que o corpo precisa;
– Não coma alimentos que demoram para fazer a digestão antes do treino;
– Consuma boas fontes de carboidratos, proteínas e gorduras.
E na prática, funciona mesmo?
A jornalista Liziane Alves garante que sim: “Se eu puder dar um conselho, seria: façam exercícios físicos”. Há 12 anos adepta de uma vida mais saudável, ela considera o exercício um divisor de águas: a prática regular ajudou a controlar as crises de asma, além de outros benefícios, como relaxar e colocar a mente em ordem.
“Fazer exercícios faz parte da minha rotina. Para mim, é um hábito tipo escovar os dentes. Eu faço diariamente e faço com prazer, pois realmente gosto. Agora, como mãe, tento fazer coisas que sirvam de exemplo para o meu filho e, com toda a certeza, o hábito do exercício físico eu quero deixar de legado para ele. Ele tem três anos e já até me chama para fazer exercícios. Ele adora”, relata.
Com dedicação, você chega lá!
Na visão das profissionais de Educação Física e instrutoras da Academia On-line Sesc, a receita é simples, mas é necessário ter dedicação para alcançar a constância:
“Entenda que isso é relevante para você, que é um momento seu, de cuidar do seu corpo e da sua saúde. Dê a importância que essa prática realmente tem”, diz Daniela Figueira.
“Quando você encontra um exercício com o qual você se identifica, isso deixa de ser uma obrigação e a relação fica mais fácil. Se exercitar passa a ser mais significativo e indispensável na sua vida”, finaliza Priscila Marchi.
Exercícios na pandemia
Com a pandemia e a restrição de circulação, o mundo precisou se adaptar e mudar hábitos estabelecidos desde muito tempo. Com os exercícios físicos, isso não foi diferente.
Nesse contexto, surgiu a Academia On-line Sesc, uma alternativa com diversas modalidades e mais de 200 aulas por mês, on-line e ao vivo. As atividades têm duração de 30 minutos e são preparadas por profissionais de Educação Física. As profissionais de Educação Física consultadas nessa matéria são algumas das instrutoras que trabalham para que você possa se exercitar em casa, com qualidade e segurança.
Em apenas um ano, mais de 2 mil usuários já testaram e aprovaram a Academia On-line. E ainda cabe no bolso: o Plano Trimestral custa apenas R$ 0,60 por dia.
Interessou? Acesse e saiba mais: www.sesc-rs.com.br/academiaonline
Muito legal!