No dia a dia corrido e com a rotina acelerada que o cotidiano nos abriga a levar, fica cada vez mais difícil tirarmos um tempo para respirar e focar em nós mesmos. A meditação é uma alternativa para termos cinco minutos para respirar e desopilar de toda essa agitação.
Através da concentração, respiração e esvaziamento da mente, a meditação busca trazer o autoconhecimento, tranquilidade e harmonia, permitindo manter o equilíbrio em meio ao estresse acumulado.
Se você quer saber como começar essa prática tranquilizante e focar mais em você, se ligue nessas dicas.
Os benefícios da meditação
Além de relaxar e espairecer a mente dos problemas diários, existe uma lista de ganhos ao se praticar a meditação, contribuindo para a saúde física, mental e emocional. Entre algumas dessas vantagens da atividade estão:
- Melhora a qualidade do sono. O exercício permite que a mente relaxe e reduz os pensamentos negativos, facilitando o adormecimento e permitindo noites mais saudáveis.
- Combate a ansiedade e o estresse. Meditar nos permite focar no presente, evitando a atenção no passado e preocupações futuras.
- Estimula o foco. Trazendo a atenção para o agora, o processo nos ajuda a focar por períodos mais extensos.
- Contribui para a respiração. Meditar nos faz concentrar na respiração, no ar em nossos pulmões, obtendo uma melhora na respiração e na circulação sanguínea.
- Aumenta a autoconsciência. A prática regular ajuda a desenvolver um melhor conhecimento de si mesmo e dos seus pensamentos.
- Melhora o equilíbrio emocional. Permitindo um estado de centramento e clareza mental, a prática ajuda a trabalhar nossas emoções.
- Redução de dores crônicas. A percepção de dor pode se agravar em situações de estresse, que a prática tende a diminuir e controlar.
Como começar a meditar
Para começar a atividade você não precisa de mais do que alguns minutos do seu dia e um espaço calmo e tranquilo. O importante é manter a prática para que ela faça parte de sua rotina, tendo um momento para você relaxar.
Reserve alguns minutos
Para a meditação, você não precisa reservar horas para a prática; cinco a dez minutos são suficientes para desligar um pouco dos problemas e acalmar a mente. Você pode encaixar a atividade na sua rotina, seja antes de dormir, ao acordar, após o banho…
Encontre um lugar calmo e uma postura confortável
É importante que o ambiente da prática seja tranquilo e preferencialmente silencioso, para que não haja distrações que interrompam sua concentração.
A posição do corpo também deve ser algo para se atentar. É comum a posição de lótus, na qual, sentado e de pernas cruzadas, os pés são colocados sobre as coxas, acima dos joelhos, e com a coluna reta. Contudo, essa posição não é obrigatória, podendo meditar sentado ou deitado, da forma que fique mais confortável para você.
Respiração é tudo
Quando meditamos, a respiração é um dos principais elementos que nos guia. O controle da respiração envolve inalar o ar profundamente com a barriga e o tórax, segurar a respiração por três segundos e expirar lentamente.
Pode ser difícil no começo este domínio da respiração, mas ela não deve ser forçada ou desconfortável para que o momento de tranquilidade se torne desagradável. O segredo aqui é a prática e relaxamento.
Foco
Para manter a atenção, é preciso encontrar um objeto de foco que nos ajude a nos concentrar durante o exercício. Muitas pessoas utilizam mantras que as ajudam a centralizar, mas pode-se mentalizar uma imagem, música, sensação ou a própria respiração.
Deixe os pensamentos fluírem
Diversos pensamentos podem começar a vir à mente durante o exercício, mas é importante não “lutar” com eles. É impossível esvaziarmos a mente a ponto de não pensar em nada; por isso, quando os pensamentos começarem, é preciso deixá-los virem e partir, sem se prender a eles.
Conecte-se com você
A meditação é um processo de conexão de corpo e mente e pode ajudar no bem-estar emocional e físico. Ela é um processo muito único, então é importante encontrar o que funciona melhor para você.
Tente você também dar uma pausa na rotina pra meditar e veja o que alguns minutos dessa arte milenar podem fazer no seu dia a dia.