Além de ajudar no preparo físico, pedalar proporciona momentos de relaxamento e bem-estar em todas as idades
O legítimo bom, bonito e barato! Andar de bicicleta é sim uma das atividades mais completas que você pode praticar! Manter a saúde, buscar uma distração e alimentar o espírito de competição na ausência de eventos esportivos tem sido uma dificuldade durante a pandemia. Mas pedalar pode ser uma das atividades mais amigáveis e seguras para este momento.
Unimos alguns pontos importantes sobre pedalar, para ajudar quem quer começar a praticar. Para isso, tivemos auxílio de Andersen Purper Ortiz, instrutor de academia do Sesc Cachoeira do Sul.
Benefícios para a saúde!
De acordo com Ortiz, o ciclismo traz como resultados a resistência muscular, principalmente nas pernas, condicionamento físico, controle da glicemia, colesterol e pressão arterial. Além disso, pedalar elimina toxinas do corpo por meio do suor. Segundo o instrutor, não importa a modalidade, seja na modalidade Speed (no asfalto), no Mountain Bike (MTB – em trilhas e estradas de chão batido), ou na Bike Indoor (nas academias ou em casa).“O pulmão e o coração são como músculos que também precisam de estímulos para se conservarem saudáveis e ter uma rotina de bike ajuda muito para mantê-los fortalecidos”, destaca Ortiz.
Usar o momento de treino individual para reflexão ajuda a desligar dos problemas diários. Pode ainda, ser considerada uma aliada à saúde mental e ao bem-estar. “A realização de um esporte libera hormônios como a endorfina, relacionada ao prazer. Quando feito na rua pode nos trazer também momentos de satisfação com o contato com a natureza e com paisagens. Ao praticar ao menos três vezes por semana durante 30 minutos, muitos efeitos benéficos já serão percebidos”, acredita o instrutor.
Leia também
Ortiz ressalta ainda que pedalar ao ar livre permite manter o distanciamento social. Por isso a modalidade traz menos riscos de contaminação por Covid-19. No entanto, ele alerta que além da pandemia é importante lembrar de manter outros cuidados para se exercitar em segurança. Para cuidar da saúde do corpo, é preciso fazer alongamento antes e depois, cuidar a hidratação, manter a manutenção da bicicleta em dia e usar os itens de proteção como capacete e luz de led para sinalização.
Barato e sustentável, o ato de pedalar vai além, veja outros benefícios e pegue sua bike:
– Emagrecimento: Pedalar é um exercício que acelera o metabolismo.
– Tônus muscular: Como todo exercício físico, pedalar exige força dos músculos. Então, a prática regular auxilia no ganho de força muscular e tônus. Além dos quadríceps e dos músculos das coxas e dos glúteos, os braços e ombros também são usados.
– Fôlego: Pedalar reforça os pulmões, pois ao praticar você precisa de mais oxigênio e acaba exercitando mais a respiração.
– Alívio para as articulações: Como o contato com o chão não fica a cargo das pernas e pés, o impacto é bem menor do que em outros exercícios. Então se você tem alguma restrição física para atividades como correr, jogar tênis ou futebol, andar de bicicleta é a solução.
– Prevenção e controle do diabetes: Pedalar é um dos melhores exercícios para quem sofre com diabetes. Do mesmo modo que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, ainda reduz o risco de complicações cardiovasculares.
– Coordenação motora: Pedalar contribui para melhorar a sua coordenação motora e até reflexos mais rápidos você pode desenvolver. Além disso, andar de bicicleta é diversão garantida.
– Auxílio para a recuperação de lesões ósseas e artrite: Pedalar é considerado um exercício de baixo impacto. Por isso contribui para a saúde das articulações. É um exercício físico ideal para prevenir osteoartrite e osteoporose.
Curiosidades
Confira no site Escola de Bicicleta algumas curiosidades, dicas de segurança, a história deste meio de transporte, além de livros e outras referências interessantes. Por falar nisso, você sabia que no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) há artigos específicos que alertam sobre o uso correto da bicicleta? Confira em aqui.
Desafie-se
Pronto para começar a pedalar? Há vários desafios de bike com inscrições abertas no Rio Grande do Sul. Percorrendo grandes ou pequenas distâncias, o importante é se mexer. Veja no site do Sesc/RS, algumas das competições de ciclismo que você pode participar (www.sesc-rs.com.br/ciclismo).