Não é taxa de câmbio, tampouco o câmbio automático de um carro… O câmbio é um esporte adaptado para a terceira idade e que surgiu aqui no RS
Década de 1990, Rio Grande do Sul. É aqui que surge o câmbio, um tipo de voleibol adaptado para pessoas idosas e/ou com dificuldades físico-motoras. As regras são bem similares ao esporte que o inspirou e, com pouco mais de 30 anos, já conquistou adeptos Brasil afora. E aqui vai uma curiosidade: o câmbio foi criado por professores de instituições de educação gaúchas como a UFRGS, Unisinos, Unilasalle, UFSM, UFP, Ulbra, Feevale, prefeituras do RS e… Sesc <3
A principal ideia é movimentar os idosos em prol qualidade de vida por meio da atividade física, unindo o senso de equipe e da integração sem ser um esporte de alto impacto. O técnico em Esporte e Lazer do Sesc Caxias do Sul, Cassiano Somensi, comenta os benefícios da atividade:
“O câmbio contribui positivamente para o bem-estar dos idosos, pois melhora as capacidades físicas e cognitivas que eles necessitam no seu dia a dia, como a força, a agilidade, a flexibilidade e a atenção, além de valorizar a convivência, a troca de experiências e a construção de novas amizades”.
Mas apesar de ser um esporte que foi adaptado para os idosos, eles não são os únicos que podem praticar. “Geralmente os interessados são pessoas com mais de 50 anos, por isso, dividimos as competições em duas categorias: Master, para pessoas entre 50 e 60 anos; e Sênior, para quem tem mais de 60 anos. Mas o esporte em si não tem idade mínima ou máxima, todo mundo pode participar”, conta Somensi.
Mas afinal de contas, como funciona esse tal câmbio?
O câmbio utiliza a mesma quadra do vôlei, assim como a mesma rede e o mesmo tipo de bola. No esporte, cada equipe é formada por nove jogadores que podem ser do mesmo sexo ou mistos. No caso de equipes mistas, é necessário que os times contem com três jogadores do sexo masculino e seis do sexo feminino. O jogo tem dois tempos, com duração de 15 minutos ou até que a primeira equipe atinja 15 pontos, o que ocorrer primeiro. O objetivo é o mesmo do vôlei: fazer com que a bola toque a quadra adversária.
Competições
Os integrantes dos grupos da Maturidade Ativa do Sesc/RS estão entre os maiores adeptos do esporte. Tanto que a instituição realiza há anos torneios e oficinas sobre o esporte, além do Circuito Sesc de Câmbio, com etapas em diversas cidades gaúchas e mobilizando centenas de atletas. Em 2020, em razão da pandemia da Covid-19, as competições foram suspensas, bem como os treinos e oficinas que aconteciam reunindo idosos dos grupos de idosos.
Com o avanço da vacinação, principalmente nos grupos que estão com o esquema vacinal completo, aos poucos as atividades vão retornando. A dica para quem quer começar ou retomar a prática de câmbio é utilizar máscara, higienizar frequentemente as mãos e também a bola utilizada no exercício, além de aferir a temperatura dos participantes. Pessoas com sintomas de síndromes gripais não devem comparecer aos treinos.
E quando o Câmbio voltar?
Pensando nesta pergunta, o Sesc Caxias do Sul promove, de 10 a 26 de agosto, o seminário on-line “E quando o câmbio voltar?”. No curso serão abordados temas como os benefícios do jogo para idosos, regras, visão do atleta, aspectos técnicos e gestão de eventos esportivos. A formação ainda contará com duas palestras “Entrada e manutenção de idosos no esporte” e “ Atividade física para idosos: Cuidados com a saúde e possibilidades de retorno pós-pandemia”, e a mesa redonda “Câmbio: Novas perspectivas, oportunidades e desafios” também discutirá o cenário da modalidade com a chegada da Covid-19.
O seminário acontece no formato on-line, com aulas às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 21h30. Podem participar profissionais e estudantes de Educação Física, atletas do câmbio e interessados pelo assunto.
Inscrições podem ser feitas até o dia 10 de agosto, aqui.
Oi, Carlos! Que alegria ler teu comentário. Sucesso para o grupo <3
Eu sou nasci em Porto Alegre,moro em Santo André a muitos anos.Sou atleta do vou adaptado para idosos, temos duas equipes femina A e B.A + 60 anos e B+70 anos.De saber como vcs jogam outro dia vi um vídeo mas curto e ñ consegui entender como é às regras. Participo tb esporte para idoso em Santo André no Sesc,jogamos vôlei e tb Temos outras atividade física, mas todos gostavam mais do vôlei
Oi Marta,
Obrigada pelo seu comentário. Para explicar um pouco:
Aqui no RS o câmbio (vôlei adaptado) cresceu muito nos últimos anos e é praticado a partir do 50+. Em virtude desta difusão do esporte foi criado a Federação Desportiva de Pessoa Idosa RS. Aqui temos várias Unidades do Sesc que ofertam a modalidade, entre elas Sesc Protásio Alves em Porto Alegre.
Em resumo as regras oficiais são:
Jogadores: 09 (titulares) 15 jogadores (reserva)
Quadra de jogo e bola: oficiais do voleibol
Tempo de jogo: 15 min ou 15 pontos
Posições e rodízio veja foto nesse link: https://www.sesc-rs.com.br/clipping/cambio
Abração pra você!
Adorei o Conteúdo, muito importante p a Vida Ativa do Idoso.
Que bom que gostou, Darci, ficamos felizes! 😊
Segue nos acompanhando que teremos muitos outros conteúdos importantes para todas as idades. 💙
🌺Sim ,já ouvi falar do câmbio, inclusive praticávamos nas aulas de educação física,acredito que entre os anos 60,a 70, pois era adolescente e estudante do Colégio Batista Shepard no Rio de Janeiro.Este foi um dos jogos que entre outros,mais gostei ! Tenho saudades até hoje.Vamos divulgar este jogo que é excelente para todas as idades!👏👏👏🌺
sou da cidade de SANTIAGO RS, estamos começando com Câmbio em nossa cidade, uma atividade fisica excelente , é um vicio depois de começar não se consegue parar.
Olá boa tarde….existe idade mínima para jogar?
Sabem dizer se há algum grupo aqui em Cachoeirinha?!
Oi Adriana,
O Câmbio é um esporte adaptado para as pessoas idosas (vôlei adaptado), porém temos praticantes a partir dos 50 anos. Em Cachoeirinha não temos a oferta da modalidade, a UO mais próxima que oferta a modalidade é o Sesc Protásio Alves. Pode conferir mais informações no site sesc-rs.com.br/protasioalves/
Abraços!
Boa tarde!
Moro em Barra Velha SC…. temos um turma que joga vôlei de câmbio….na quadra e praia…. porém temos muitas dúvidas quanto as regras…. jogamos com 9 cada lado….o 8 é o câmbio que arremessa a bola para o campo adversário…..as dúvidas são quanto aos toques…..no nosso entendimento é válido como toque somente bola presa….no entanto quando um jogador recebe a bola do adversário ele pode dar mais de um toque até que ele fique com a bola presa…. passa para o câmbio (8) que também pode dar toques até que consiga ficar com a bola presa e arremessar ao adversário…. gostaríamos de fazer contato com alguém que possa nos passar mais regras do jogo…
Grato
AdeMiro
Olá Ademiro!
No RS temos a Federação de jogos Adaptados para Pessoas idosas, no site (www.fgjai.site) é possível ter acesso as regras e contato do Presidente da Federação que inclusive dá cursos de formação.
Sobre dúvidas da aplicação das regras, podes procurar uma Unidade Sesc mais próxima que execute a modalidade.
Abraços!